terça-feira, 7 de julho de 2020

Mensagem para o meu livro esccrita pelo meu neto João


Com tantos elogios dirigidos por mim à minha avó Adélia, durante a minha vida, dou por mim a pensar demasiado, sobre o que escrever mais uma vez.
Simplesmente, só me ocorre o pensamento sobre a bela história de vida da minha avó. Mas, ao mesmo tempo, penso também sobre o termo "Velhice".
Acabo sempre por concluir que a minha avó com 87 anos,ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não é "velha".
Como diz o filósofoAgostinho da Silva, a velhice é uma referência ao tempo de trabalho útil da pessoa.
Quando se diz que alguma coisa está velha, seja gente, um pano, uma mesa, refere-se ao tempo de serviço que ela durou.
Porque temos a mania, na nossa cultura,que a vida foi feita para trabalhar ou prestar outro serviço,e não que a vida foi feita para ser vivida.
Posto este pensamento,depreendo-me que a minha avó, ainda tem muitas histórias para contar sobre o futuro, e o seu passado estará sempre presente nos seus futuros livros...

Beijo grande com ternura do teu neto,

João Pedro

2020/07/07

Sem comentários: