sábado, 27 de junho de 2020

SADADES DA MINHA MÂE

Tenho saudades de ti,querida Mãe.
Tenho saudades de sentir o teu carinho,do cuidado que tinhas com o meu vestuário,sempre muito florido,costurado lá em casa pela senhora Laudelina,costureira aprimorada e com muito jeitinho para fazer os meus  vestidos.
Lembro que, quando fui pela 1ª vez para a escola,levava um vestidinho muito florido que tu me vestiste e me fizeste umas trancinhas com uns lacinhos  de fitas de seda nas pontas.
Sempre andei muito ajeitadinha por ti.
Tenho saudades de te ver sentada à máquina de costura, fazendo peças de vestuário,aproveitando as costas das camisas,cujas frentes se estragavam mais depressa,para vestires aquelas crianças do povo do "Miradouro",nome do nosso lugarejo.
Tenho saudades de te ver amassar o pão que levava o fermento que guardavas da fornada anterior.
Com essa massa, depois de levedada e antes de fazer as broas que iam cozer durante umas horas no forno bem aquecido com lenha seca,fazias umas bolas cobertas de sardinhas ou carnes fumadas,que faziam as nossas delícias.
Para completar o banquete,comíamos um belo caldo verde.
Essa refeição era saboreada à volta da lareira,juntamente com os criados e o feitor que se regalavam e acompanhavam com uma bela pinga de branco ou tinto.
Tenho saudades do modo como tratavas toda a gente,pobre ou rico,criança ou adulto.
E como tu oferecias a ceia e a dormida áqueles vendedores ambulantes que vinham da serra,vender as mantas tecidas com tiras de farrapos velhos,e meias quentinhas, feitas á mão,com a lã das suas ovelhas.
Sempre recebias com alegria os primos jovens que vinham de Baião,passar connosco parte das férias.
Eras uma boa Mãe carinhosa,trabalhadora e excelente dona de casa. Adoravas tratar do jardim onde havia uma enorme variedade de flores.Tinhas preferência pelas belas dálias e pelos cravos.
Foste uma Avó,vaidosa dos teus netos, a quem tinhas um amor sem medida.
Enfim podia escrever muito mais sobre a minha querida  Mãe que me deixou muitas saudades.
Descansa em paz, na companhia do grande amor da tua vida,o meu Pai.
Obrigada por tudo que me ensinaste!

Tua filha que sempre te amou
Tua pquena ,como eu era tratada por vós

Sem comentários: