sexta-feira, 12 de junho de 2020

SANTOS POPULARES




SANTOS POPULARES

Chega o Junho,que alegria
E com ele vem o Verão
Há festa e romaria,
São Pedro, António e João.

No colo, com o Menino,
A chegar,é o primeiro
Com  seu porte muito fino,
António, casamenteiro.

Já cheirei o manjerico
E também saltei fogueiras,
Mas por aqui não me fico,
Vou ver as moças solteiras.

São tantas por todo o lado
que me pedem noite e dia,
Arranja-me um namorado 
Não quero ficar p'ra tia.

Pronto para a brincadeira
Vem de lá o S. João,
Traz o alho e a cidreira,
É um grande folião.

Ás casadas, de soslaio,
Dá-lhe a cidreira a cheirar.
Guarda o alho arrebitado
Pr'as viúvas consolar.

O último é o S. Pedro
Que traz a chave na mão,
Fechar as festas com medo
Do António e do João.

Mas, ao ver tanta folia,
Com  povo todo a saltar,
Entra naquela alegria
E vai p'ra rusga dançar.

Bailou tanto a noite inteira
Sempre de chave na mão,
Que , ao saltar a fogueira,
Perdeu a chave no chão.

Como faço,meu Sehnor,
A chave era do Céu!
Abre a porta ,por favor,
A este povo que é teu.

Não fecha a porta do Céu,
Dançar, cantar e folgar,
P'ra todo o mundo que é meu 
Aberta de par em par.

Que mal,meu Deus, que faria
Cantar, dançar e folgar?
Alegria e cantoria,
Só saúde nos vem dar!

12/06/2020

Adélia 






Sem comentários: