quinta-feira, 16 de agosto de 2007

AS FLORES SÃO O MEU ESPELHO!...

Sentada no jardim onde costumava descansar
nas tardes calmas dos fins da Primavera,
olhava com atenção as variegadas flores
de cores,tamanhos e formas diversas.
Em cada uma me revia e descobria
uma parcela dos meus recônditos sentimentos.
Num dos canteiros bem em evidência
se salientavam as rosas.Essas ljndas flores
que me faziam pensar que o amor
sobrevive à morte.
Eu acredito no renascimento do amor profundo.
Sou,penso eu,uma rosa também!...
Mas lá mais adiante um arbusto de
jasmins branquinhos, perfumados,fazia
realçar sua elegância.E eu murmurava baixinho:
sou um jasmim, também já fui muito elegante.
Num canteiro, ao centro do jardim,
ressaltavam os malmequeres, as tulipas
e as violetas revestidas da sua perseverança
e humildade.
Como eu me sinto uma destas flores,
humilde e perseverante:-sou uma violeta,
uma tulipa ou um singelo malmequer.
E os crisântemos que espreitam lá no canto
e teimam em dizer:-estou apaixonado!
Também já fui apaixonada-sou um crisântemo!
E aquela cameleira que lá no fundo do jardim
me olha carregadinha de flores de beleza esbelta?
Já fui bela um dia, já fui uma camélia!...
E debaixo da bela cameleira, muito escondidinhos
aparecem os miosótis, lembrando um amor
verdadeiro como aquele que já tive um dia
-Já fui um miosótis, miudinho da cor do céu.
Tenho algo de narciso,porque sou vaidosa;
tenho algo de girassol, pois sempre busquei
e continuo buscando o Sol.
Sou um amor-perfeito, porque continuo
pensando em vós, meus filhos, meus netos, meus amigos.
Mas não sou uma coroa imperial, um antúrio,
um amarílis, porque nunca fui arrogante.
deslumbrante, nem tive ânsias de poder ou exuberância.
Não sou uma anémona, porque nunca me senti
abandonada;-Não sou uma dedaleira,
porque nunca fui falsa.
Sou uma madressilva perfumada, delicada.
Sou uma prímula, pois nunca perdi a minha juventude.
E depois destas considerações feitas
em silêncio só comigo, concluí: sou o que sou
e serei sempre assim nos tempos
de vida que me restam!...

16 de Agosto de 2007

Adélia Barros

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabénsssssssssssssss. cada vez melhorrrrrrrrrrrr. Beijos de

Tere