quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O MEU PRIMEIRO GUARDA-CHUVA E OS MEUS TAMANQUINHOS DE ESTIMAÇÃO





A memória é um dom maravilhoso com que a Natureza nos brindou. É com a sua ajuda preciosa que consigo reviver o passado e deliciar-me com lembranças de episódios que povoaram a minha meninice.
Eu era uma menina muito feliz. Vivia rodeada de carinhos e nada me faltava. Tinha brinquedos ,roupa bonita, refeições a horas ,cuidados médicos e tudo o que uma criança necessita para crescer saudável de corpo e alma .
Mas ,como todas as crianças ,fazia birras e tinha os meus desejos secretos .E eu tinha um desejo que guardava para mim como se fosse um tesouro .
Lá na minha aldeia ,quando chegava o Inverno e com ele a chuva ,a maior parte das pessoas usava
umas tamancas que protegiam os pés da humidade e os conservavam quentes .Este calçado era feito de cabedal e a parte inferior que assentava no chão era de madeira ,cardado de tachas para que não se rompesse. E quando o chão era de pedra as tachinhas faziam um barulho peculiar como se fossem executar um sapateado.
Mas para que a chuva não caísse na cabeça, usavam os guarda -chuvas .Eu olhava apaixonadamente esta situação: tamanquinhas nos pés e guarda-chuvas abertos .E pensava em silêncio :"como eu me sentiria feliz se tivesse umas soquinhas e um guarda-chuva ".
E sempre que chovia ,eu sentia-me a criatura mais infeliz da face da terra .Tentava ,às escondidas ,calçar as tamancas da minha Mãe , agarrar o seu guarda-chuva e sair para o quintal. Mas esta aventura acabava sempre em tragédia :uma queda e uma forte molhadela .
Quando ,ao fim de semana ,o meu Pai regressava a casa , minha Mãe contava-lhe as minhas traquinices .Meu Pai delirava com os relatos da minha mãe ,compreendia quais os meus desejos e procurava ,quase sempre ,satisfazê-los .E num dos fins de semana ,que eu sempre aguardava com mal contida ansiedade ,meu Pai surpreendeu-me com um presente que me encheu de felicidade: umas tamanquinhas lindas que me assentaram que nem uma luva e um guarda-chuva vermelhinho com flores adequado à minha estatura .
E para cúmulo da mjnha felicidade chovia nesse dia. Tinha de fazer a estreia dos meus pertences. Começou aqui uma pequena briga: minha Mãe não queria que eu fosse para a chuva, mas meu Pai achou que eu tinha de satisfazer o meu desejo .E lá fui eu de tamanquinhas nos pés e guarda-chuva em riste pronta para o que desse e viesse .Escusado será dizer ,que só regressei a casa depois duma grande molhadela .Encharcada até à medula ,mas de alma cheia de alegria e felicidade .
Um rico banho quentinho evitou uma constipação .Mas não ficou por aqui a minha odisseia.Tiveram de secar o guarda-chuva e as soquinhas ,porque eu quis dormir com os meus objectos de estimação .
E como eu dormi tranquila e feliz!
Obrigada memória que me fazes tão feliz quando recordo o meu passado .Quase tão feliz como nos momentos em que vivi ,realmente,essas situações .
21 de Novembro de 2007
Adélia Barros


1 comentário:

Anónimo disse...

Preguiçosa-..então o blog está de férias ou a bloguista? Bjs e bom fds