segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Tamarilhos


No quintal duma vizinha
Havia uma árvore frondosa
Que me chamava a atenção
Sempre que por lá passava.
Tinha os seus ramos espalhados
Numa ramada tão alta
Que era preciso trepar
Com a ajuda duma escada
Para colher os seus frutos
A que os donos apelidavam
De "Tomates Brasileiros".
Algum tempo se passou
Até que tomei conhecimento
Que os famosos "tomates"
Eram bons comidos como os maracujás:
Em salada, abertos ao meio
E comidos à colher, com ou sem açúcar.
Certo dia, às compras num hipermercado,
Vi num expositor uma caixinha com os vermelhos frutos.
Não foi só a cor rubra que me chamou a atenção.
Foi o seu preço e sobretudo o seu nome
Que de tomates não tinha nada.
Na etiqueta eu li:"Tomarilhos".
E foi assim que eu passei a chamar-lhe.
Mas, pelos vistos, estava errada.
Agora ,através da INTERNET,
A que há pouco tempo tenho acesso,
Fiquei a saber que o seu nome científico
É:Tamarilho ou Tamarillo.
Tomates brasileiros,tomarilhos ou tamarilhos,
QUE importa?
Só sei que são muito bons e eu gosto!

27 de Novembro de 2007
Adélia Barros

3 comentários:

Inês e Buba disse...

Este post foi magnífico para eu esclarecer as dúvidas! Obrigada!!

BlogAdmin disse...

Olha acabei de comer 4. Tava a conversar com uma amiga no msn e contei-lhe o meu dia de hoje e falei-lhe dos tamarilhos e então para lhe mostrar foi dar de caras com o teu blog que fez com que ela os conhecesse.

Obrigada e são muito bons

Luis Lopes disse...

eu comprei um só tomarilho por curiosidade,porque eu tenho varias árvores de frutos tropicais e esta era mais uma,acabei por comer só metade e gordei as sementes esperei algum tempo e semiei todas as sementes que tinha,agora tenho varias arvoes de tomarilho em casa e é a fruta mais cobiçada pelos meus folhos e pela vesinhança ção mesmo muito bons

Luis Lopes