sexta-feira, 5 de outubro de 2007

"OS GASALHOS "




Quando caem as primeiras chuvas de Outono os terrenos,, onde crescem os castanheiros e outras árvores, humedecem e ficam propícios ao aparecimento dos cogumelos.
Há muitas espécies de cogumelos, mas os mais frequentes na minha região são os chamados de " Gasalhos",devido à sua configuração:um pedúnculo grosso, carnudo e uma umbela toda laminada na face interior.Quando rompem da terra parecem uma maçaneta de tocar tambor. À medida que se desenvolvem, abrem a umbela, mas deixam um anel agarrado ao talo.É por este anel que se distinguem dos outros.
Há quem lhe chame " Frades",porque nunca aparecem sozinhos, mas em grupo. E também lhe chamam " Cogumelos de chapéu ".
Quando alguém encontrava estes cogumelos, vinha trazê-los à minha Mãe numa cestinha muito bem acondicionados para não se estragarem.
A Mamã ficava muito contente e fazia com eles um pitéu de lamber a "beiça ".
Depois de preparar os "gasalhos",colocava no fogo uma sertã com cebola às rodelas que deixava alourar em azeite. Em seguida juntava-lhe os cogumelos cortados em pedaços e deixava -os refogar com a cebola. Ao lado cozia umas batatas para acompanhar o petisco. E que petisco!...Todos lá em casa o apreciavamos.
Já tenho comido algumas vezes cogumelos cozinhados do mesmo modo, mas não se parecem nada com os que a minha Mãe preparava. Aquele gosto acentuado e delicioso,certamente se devia ao terreno onde os "Gasalhos" cresciam e ,claro, às mãos maravilhosas da minha Mãe que os cozinhava como ninguém.
6 de Outubro de 2007
Adélia Barros

Sem comentários: