terça-feira, 2 de outubro de 2007

PASSEIOS DE DOMINGO À TARDE






Quando chegava Março e o velho ditado:"Em Março tanto
durmo como faço."-se afirmava, os dias começavam a
ser maiores e as noites mais pequenas.
A Primavera surgia e com ela a temperatura tornava-se
mais amena e as chuvas menos intensas.
Estas condições climatéricas favoreciam o regresso dos
costumados passeios de domingo à tarde que tinham
sido abruptamente interrompidos pelo Inverno passado.
Durante a semana, todas as pessoas andavam ocupadas
com as tarefas agrícolas e por isso não sobrava tempo
para folgar.
Aos domingos, cumpria-se a devoção da Missa,
saboreava-se um almoço melhorado e de tarde
executavam-se os habituais itenerários.
Respirar o ar puro dos pinhais ou dos montes onde abundavam
muitas e variadas plantas silvestres.
Na companhia dos meus pais, lá percorria alegremente
esses caminhos tortuosos, perfumados pelas flores
singelas e coloridas que enchiam os montes.
Tenho na memória muitas dessas flores, mas uma que
guardo com mais intensidade é a flor do rosmaninho.
Porquê?Pela sua configuração altiva,mas ao mesmo
tempo discreta,de cor rosa arroxeada e de perfume
delicioso.
Colhia sempre um raminho dessas flores que enfeitavam
uma jarra que tinha no meu quarto.
E ainda hoje não resisto a fazê-lo quando gozo do
previlégio de passear por esses montes floridos e perfumados.
Esses passeios fizeram durante muitos anos as delícias
das minhas tardes de domingo.
Quem me dera voltar no tempo!...
2 de Outubro de 2007
Adélia Barros

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tb ainda colho mas na minha aldeia tb lhe chamam arcãs