quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

VOLTARAM AS ANDORINHAS....




Com a chegada dos primeiros frios do Outono ,as andorinhas juntam- se em bandos para regressarem aos países quentes e aí passarem o Inverno.

Os céus de Portugal ficam mais tristes,quer pela presença, quase constante ,de densas nuvens,quer pela ausência da moldura negra que enfeita aquela tela,que é o firmamento, iluminada pelo Sol brilhante ,tão peculiar no nosso Verão.

É lindo observar as andorinhas ,esvoaçando sobre os telhados das habitações ,mirando atentas em todas as direcções,esperando as companheiras de viagem.

Agora os bandos são mais numerosos do que na Primavera, aquando da sua chegada ao nosso País ,visto que os filhos que nasceram já vão em companhia dos seus progenitores.

A chuva , o vento,a neve e um frio enregelante, vão preenchendo so nossos dias neste Inverno ,acompanhados de algumas constipações e gripes que teimam em passar.

Todos nós começamos a ficar saturados desta estação fria e chuvosa, mas que não deixa de ter os seus encantos.Pois não é no rigor do Inverno que nós festejamos o nascimento do Menino Jesus?

Todos ansiamos pela chegada da Primavera que virá amenizar o tempo e os nossos ânimos.

Estamos atentos aos sinais que nos alertam da sua chegada:o aparecimento das primeiras folhas e flores que começam a vestir as árvores que impiedosamente foram despidas pelas intempéries do Inverno ;os primeiros trabalhos agrícolas começam a ser feitos pelos trabalhadores que esperavam pelos dias mais temperados para dar início às sementeiras.

Mas o mais esperado prenúncio da estação das flores é o regresso das andorinhas.

O céu azul do nosso Portugal começa de novo a ser povoado de inúmeros bandos dessas negras

aves enfeitadas de gravatas brancas.Vemo-las a sobrevoar os telhados para iniciarem nos beirais a construção dos seus ninhos.É um constante vaivém ,buscando pauzinhos e barro para fazerem a base das pequeninas casas que têm de ficar muito seguras.Seguidamente arrastam palhinhas com que forram os seus ninhos para ficarem fofinhos e aconchegantes e assim proporcionarem aos seus filhinhos o maior conforto.

Estas casas construídas ,deixem-me passar esta fantasia,por "mãos" tão hábeis ,mais parecem obras-primas dum qualquer famoso arquitecto. E ficam de tal modo bem construídas ,que resistem aos ventos e chuvas e na próxima Primavera lá estão elas, à espera dos seus inquilinos.

E curioso é que há andorinhas que voltam mais do que uma Primavera aos mesmos ninhos!...

Esta época do ano é animada pela presença destas aves tão elegantemente vestidas de negro e branco que voam sem cessar ,primeiro para fazerem os ninhos, depois em busca de alimentos para os seus bebezinhos que esperam ansiosos ,de biquinhos abertos, os mimos que os seus progenitores lhes oferecem.

A Primavera é, portanto ,por tudo o que eu já referi e por muito mais, a estação do ano mais amada e desejada.

Bendita sejas ,Primavera!

Benditas sejam as andorinhas!

......

14 de Dezembro de 2007


......

Adélia Barros

1 comentário:

Unknown disse...

Nesta primavera, chegaram as andorinhas aqui na minha casa e se "apropriaram" do nosso telhado. Elas são lindas, é verdade, mas não dá nem para ir ao lado de fora de casa que elas parecem querer "pegar-nos". Já levei diversos sustos com elas. Não dá nem para limpar direito a casa la fora, porque elas já vem rapidamente voando e dão um grito para nos espantar. Um dia elas até entraram pela janela do meu quarto quando eu estava la dentro. Parece que elas me detestam!! hehehehe...
Porque será que elas fazem tudo isso? É para proteger o ninho? Mas e porque que os outros passarinhos que tem ninho não fazem tanto alvoroço? Alguém pode me explicar?